Atualizada nesta sexta-feira dia 31 de Maio, a lista surpreende pela ampla inclusão de times da América Latina e da Ásia, mas também deixa algumas certezas. Com Vélez Sarsfield Boca Juniors, River Plate e Estudiantes como únicos representantes da Argentina, a esperança da licença da Primeira Divisón Argentina vai para o ralo de vez. Parte disso se deve as baixíssimas vendas de Pro Evolution Soccer 2013 no país: a pior em 5 anos. Países com bem menos poder aquisitivo como Colômbia, Equador e Peru proporcionalmente venderam mais cópias que nossos hermanos argentinos.
O outro fator já esperado é a vasta inclusão de times da Ásia como times da Arábia Saudita, Qatar, Emirados Árabes, Tailândia e China, mas dificilmente a Konami incluirá todos já em PES 2014.
Em relação aos clubes da Europa nenhuma novidade: quase todos já estiveram presentes em Pro Evolution Soccer. Por último, vários times da América Latina, com a exceção nessa lista de times do Chile; Liga que já foi licenciada e deverá estrear em Pro Evolution Soccer 2014.
A preocupação é com as equipes de Portugal que são uma incógnita. Embora seja dada como certa a presença dos três grandes mais o Braga, a Liga Portuguesa não está no menu de seleção que PESNovidades e PESBr teve acesso, cedendo espaço a J-League. Se isso realmente acontecer será uma grande pena.
Para finalizar, o menu de PES 2014 lembra bastante os menus de FIFA, o que não é bom pois são lentos e confusos. Espero sinceramente que a Konami corrija isso.
Vale lembrar que essa é a lista chamada “Outros Clubes”, ligas como a Inglesa (genérica), Italiana, Espanhola, Brasileira, Chilena, Francesa, Japonesa e Holandesa já estão confirmadas, além dos três torneios continentais.
por PESBr